expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 8 de janeiro de 2012

Mozilla Firefox 8.0.1 - Português




Mozilla Firefox 8.0.1, a fundação responsável pelo desenvolvimento do Firefox acaba de lançar oficialmente a sétima versão estável do aplicativo, sem muitas mudanças drásticas, mas com correções que pretendem deixar a navegação ainda mais rápida, prática e segura.

A Mozilla segue a mesma política da Google de lançar “versões fechadas” em um curto espaço de tempo, mais com o intuito de demarcar espaço e chamar a atenção de usuários (e de possíveis novos usuários) do que para divulgar algo realmente cheio de novidades significativas.

De qualquer forma, as mudanças no ciclo de lançamentos da Mozilla, já divulgados no Tecmundo, começam a surtir efeitos. O novo Firefox está mais rápido que seus antecessores e atinge o objetivo principal da Mozilla: reduzir o consumo de memória. É notável como o navegador está cada vez menos pesado.

Nesse quesito, vale dar um destaque especial para o gerenciador de permissões. O recurso pode ser inútil para vários usuários, mas tem utilidade especial para quem costuma armazenar senhas no Firefox e quer deixar tudo mais organizado, sem que para isso tenha trabalho excessivo.

A redução da carga no uso de memória RAM durante os processos sempre foi um dos pontos que pesaram negativamente contra o browser. Afinal, muitos usuários relatavam processos maiores do que 200 MB apenas para abertura de uma aba ou janela.

Essa era uma promessa antiga da Mozilla, uma vez que o excessivo consumo de memória é a principal queixa dos usuários do navegador. De acordo com os desenvolvedores, desde a versão 7, o Firefox usa uma quantidade entre 20% e 30% menor de memória do que as versões anteriores (6, 5 e 4). Ainda é afirmado qu,e por vezes, essa taxa pode atingir até 50%.
Um detalhe importante é que, mesmo que o browser fique aberto por horas, o uso de memória será contínuo.

A grande quantidade de erros corrigidos e algumas novas funções bem interessantes que foram adicionadas dão a entender que os desenvolvedores trabalharam firme para entregar o novo aplicativo aos milhões de usuários do Firefox em todo mundo.

Antigamente, bastava o nome de um plugin para identificar todas as tecnologias compatíveis com o navegador. Hoje, é preciso ficar atento ao suporte disponível para diversas linhas de programação. A ausência de uma delas pode significar a morte prematura de um browser antes mesmo do seu lançamento.
Nesse quesito, o Mozilla Firefox está em dia com as últimas novidades. Além do suporte completo para HTML5, que proporciona recursos mais dinâmicos para a criação de páginas, e CSS3, que define folhas de estilo com mais transições e efeitos na web, há compatibilidade com SVG e WebM.
O Firefox também oferece suporte para animações (e transições) em CSS. Isso pode auxiliar muito na hora de carregar esse tipo de arquivo de estilo, coisa que antes poderia simplesmente não funcionar ou, em casos mais extremos, até mesmo causar o travamento do navegador.

Motor de busca para o Twitter
Não há como negar que o Twitter é uma rede social que se expandiu rapidamente, conquistando diversos usuários. Pensando nisso, o Firefox resolveu incluir uma opção de busca voltada para a ferramenta. Por meio dela, você pode pesquisar uma palavra-chave que esteja presente em uma mensagem do Twitter.

Botão Firefox
No canto superior esquerdo, o navegador ganha o botão Firefox. A partir dele, é aberto um menu de contexto com acesso a diversas funções que, anteriormente, se apresentavam em na barra de ferramentas. Opções como “Nova aba” (também disponível pelo atalho Ctrl+T), “Nova janela” e “Abrir arquivo” podem ser encontradas neste menu.

Tamanhao: 13,90 MB
Compatível: Windows XP, Windows Vista e Windows 7
Ano: 11/11/2011

Nenhum comentário: